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Criando um Livro


As principais funções na indústria editorial


O livro impresso é um produto resultante de um processo colaborativo. A tarefa do designer pode variar de um livro a outro, mas sempre envolverá o trabalho em equipe. O conhecimento básico das funções dentro da indústria editorial fornecerá ao designer seu contexto de trabalho.

Autor
Trata-se da pessoa que elabora de forma inédita uma obra literária e a apresenta finalizada a um agente literário ou diretamente à uma casa editorial. Um autor que já teve textos publicados pode consultar seu editor sobre possíveis temas que poderiam ser explorados, direcionando assim seu trabalho intelectual. Uma forma de sondar a aceitação de autores já publicados ou não, pelo público, é criar uma sinopse do que se pretende publicar, que será então discutida pelos agentes literários e/ ou editores. Se a resposta for positiva, o editor pode oferecer um contrato de edição ao autor que então começa a escrever o texto na íntegra. Não é costumeira a participação do designer nessa etapa.
Stephen King


Agentes Literários e Bancos de Imagem
Os agentes representam o trabalho de seus clientes junto aos potenciais tomadores. Os agentes literários geralmente se especializam em determinados gêneros de livros, por exemplo, livros históricos, biografias, ficção, ciências etc. A função do agente literário é a de representar o autor é administrar seus interesses relativos aos direitos de uma determinada obra literária junto ao mercado editorial. Por esse serviço, o agente recebe a título de remuneração um percentual sobre as parcelas dos direitos
autorais. Para um autor esse tipo de serviço é geralmente inestimável, uma vez que um bom agente tem relação profissional com várias editoras. Os bancos de imagem trabalham de maneira similar em relação à representação dos interesses de ilustradores e fotógrafos junto aos editores que necessitam de trabalho especializado para desenvolverem determinados projetos.

Editor
E o responsável pela publicação de uma obra literária, assumindo todos os custos inerentes ao processo. Tanto pode ser uma pessoa fisica (editor) como uma pessoa jurídica (editora). O termo em inglês para identifi car essa função é publisher.
Portanto, o editor assume todos os custos de produção, como a tradução, as imagens e ilustrações, a produção editorial, os eventuais terceiros contratados, o papel e o custo gráfico, além dos custos de distribuição e o pagamento de direitos autorais
a quem couber.
O editor pode ter uma relação direta com o autor ou indireta, por intermédio de um agente literário, sempre firmando um contrato de cessão de direitos - é a forma mais usual - ou pode fazer acordos com editores internacionais para a produção de coedições. Nesse caso, o editor compra uma tiragem do título que vai ser produzido nessa situação e paga por ela, ficando a responsabilidade do pagamento dos direitos autorais com o editor internacional.
A relação entre autor e editor deve se.mpre ser de parceria, pois um não sobrevive sem o outro, portanto, ao se elaborar um contrato entre as partes, deve-se ter a preocupação do equilíbrio de benefícios entre elas. A remuneração do autor costuma ser um percentual aplicado sobre o preço de capa dos livros efetivamente vendidos algo entre 8% e 10%. Há casos em que o editor
estabelece uma remuneração para o autor durante o período em que ele está escrevendo o texto, e após a publicação também paga um percentual sobre os lucros da venda, deduzidos os custos da produção.
Há casos em que o editor remunera o autor por meio de um valor fixo, prática que não é bem vista pelos editores. Dentro das responsabilidades do editor estão as atividades de marketing e elaboração do catálogo geral das p ublicações onde serão apresentadas a linha editorial ou linhas editoriais. Em algumas situações o editor prepara um catálogo para cada uma delas. A elaboração cuidadosa de um catálogo geral ou segmentado é fundamental para a formação da imagem do editor junto aos distribuidores, às livrarias, à mídia em geral e em especial aos leitores. Nesse aspecto a função do designer assume grande importância. Os pequenos editores, por sua vez, têm-se ocupado em publicar para nichos específicos ou ter apenas uma linha editorial.
E comum a criação de "selos" dentro de uma grande editora, a fim de identificar as linhas editoriais ou, então, em vez de criarem novos "selos", esses editores acabam comprando pequenas editoras, transforn1ando sua razão social em "selo".

Escritórios de Produção Editorial
Atualmente há uma tendência de contratação de serviços externos para a produção editorial de determinados projetos por parte de algumas editoras. Os escritórios de produção editorial atuam nesse segmento de prestação de serviços, assumindo, sob remuneração das editoras contratantes, determinados projetos editoriais. A participação de designers na direção desses escritórios é usual.

Editor de Aquisições
O editor de aquisições é responsável pela seleção dos livros a serem p roduzidos a cada temporada. Esse processo de seleção é frequentemente realizado em conjunto com o editor-chefe e o conselho editorial Essa é uma função de importância vital para o sucesso de uma editora; um editor de aquisições que rejeita um possível bestseller pode estar também abdicando de uma receita imensa. O papel do editor de aquisições é conversar com potenciais autores, estimular ideias e estabelecer uma rede de escritores, designers, ilustradores e fotógrafos. O editor de aquisições precisa ter faro aguçado e olho clínico para rastrear os novos interesses dos leitores, assim como também observar cuidadosamente os catálogos dos concorrentes. Além disso, ele tem responsabilidades gerenciais, que incluem o estabelecimento de cronogramas e datas de lançamento, além de supervisionar equipes de editores que trabalham em títulos individuais. O designer de livros trabalha muito próximo ao editor de aquisições.

Editor de Textos
O editor trata com o autor de como será formatado o conteúdo do texto de sua obra, tanto oferecendo estímulo quanto críticas objetivas, que são normalmente assimiladas pelo autor. Os editores podem trabalhar como freelancers ou como contratados e com frequência desenvolvem vários títulos simultaneamente. Grande parte de seu tempo é gasta na leitura e na correção de textos; os editores identifican1 trechos que lhes parecem pouco claros e levantam questões a serem consideradas pelo autor. Um bom editor tende a sugerir meios para a reestruturação de um texto, por exemplo, sistematizando os capítulos de modo mais lógico.
Após avaliar, questionar, estruturar e corrigir os originais do autor, o editor encaminha o texto para as etapas de produção editorial, que já pode contar com a participação de um designer. O editor deve possuir excelentes habilidades de escrita, ter familiaridade com as convenções tipográficas e as regras gramaticais e ser capaz de oferecer orientações objetivas ao autor, assim como também possuir a habilidade de administrar cronogramas e algumas vezes contratar serviços de terceiros. A tecnologia digital permite a interação do editor com as diversas etapas da produção editorial inclusive com o designer. As mudanças nas provas agora podem ser feitas diretamente no layout final, imediatamente antes de o livro ser encaminhado para o processo industrial.
O editor sênior, normalmente responsável por muitos títulos, pode contar com a ajuda de editores assistentes, que geralmente são responsáveis pela revisão das provas. Os editores de texto concentram sua atenção na parte do processo ligada ao texto, sem acumularem quaisquer responsabilidades pelos aspectos administrativos ou gerenciais.

Revisor de Provas
O riginalmente, a leitura das provas, como o nome sugere, era a leitura e a verificação das provas finais. Atualmente, o termo pode ser usado para descrever a correção do texto em qualquer estágio do processo de edição. Os revisores esmiúçarn o original,
geralmente após este ter sido editado, procurando por erros conceituais, gramaticais e ortográficos. Os revisores especializados eram tradicionalmente responsáveis pela aprovação da cópia corrigida de todo livro produzido por uma editora antes de sua impressão final; atualmente essa tarefa é realizada pelo editor de texto.

Consultor Técnico
O consultor que oferece conhecimentos especializados é frequentemente contratado pelas editoras para o desenvolvimento de determinados projetos editoriais. Uma editora que planeja lançar uma série sobre jardinagem pode contratar um autor especializado e também contar com a assistência de um consultor que possua conhecimentos específicos sobre determinado tema que se queira abordar, seja cultivo de rosas ou de vegetais, por exemplo. Os consultores contribuem com ideias e leem as sinopses e os esboços preliminares para opinarem sobre a pertinência das informações contidas no original e quais ideias deveriam ser incorporadas a ele, podendo também participar das etapas de revisão ao longo do processo editorial.

Revisor Técnico
E o profissional que possui conhecimento especializado sobre o tema de uma determinada obra, porém, ao contrário do consultor, não trabalha diretamente com o autor na criação do texto. Ele é contratado como freelance pela editora para fazer uma leitura crítica, comentando sobre a exatidão e a qualidade do texto, identificando omissões e avaliando sua adequação ao público-alvo. Suas observações são levadas ao editor, ao autor e ao designer que depois de a avaliarem providenciam emendas
ao texto original.

Diretor de Arte
E um título que se refere a um cargo específico dentro da editora, podendo ser um designer que trabalha junto com ilustradores e/ou fotógrafos. O diretor de arte geralmente possui experiência em design, uma vez que é o responsável pelo visual de toda a produção da editora. O visual, os conceitos de produção e os títulos editados combinam-se entre si para formar a imagem que a caracterizará junto a seu público. As editoras mais modernas consideram a identidade visual de seus livros algo extremamente importante. O diretor de arte irá estabelecer as orientações - convenções tipográficas, capas, formatos, uso de logotipos e assim por diante para as publicações da editora.

Designer
O designer é responsável pelo projeto da natureza fisica do livro, seu visual e sua forma de apresentação, além de cuidar do posicionamento de todos os elementos na página. Em conjunto com o editor, o designer seleciona o formato do livro e decide como será o seu acabamento. Os designers planejam grades, selecionam a tipografia e o estilo do layout da página. Eles também trabalham com os pesquisadores de fotos, ilustradores e fotógrafos fazendo a direção de arte e preparando imagens. O designer
recebe um briefing do editor e encaminha a arte-final, geralmente em formato digital, para um gerente de produção ou diretamente para uma gráfica. O designer e o editor trabalham juntos na supervisão do processo de prova. Nos dias atuais, muitos livros de não ficç~ão têm orientação visual, sendo hequenternente os designers os idealizadores de livros ou de coleções para as editoras.

Pesquisador de Imagens
Os livros ilustrados exibem imagens de muitas fontes diferentes e o pesquisador de imagens é o responsável por localizá-las e, geralmente, obter permissão dos detentores dos direitos autorais para que possam ser reproduzidas em um livro. Os pesquisadores normalmente recorrem aos bancos de imagem, além de arquivos de museus e coleções privadas. E comum a contratação de fotógrafos profissionais freelance para a produção de determinadas imagens para projetos editoriais específicos.
Banco de imagens ShutterStock

Gerente de Licenciamento
Tem como função tratar do licenciamento junto a terceiros detentores de direitos autorais ou aos agentes que os representem para uso de trechos de texto e/ou imagens que a editora pretenda incluir em suas futuras publicações. O custo desse licenciamento pode variar de acordo com o uso que a editora pretende fazer do material licenciado. Por exemplo, a cessão de direitos de uma determinada imagem ou parte de um texto terá um determinado custo se o licenciamento for para uso específico em publicação em língua portuguesa. Esse custo poderá ser maior se o licenciamento se der para publicação em qualquer idioma, porém, nesses casos, é comum a editora adquirente dos direitos ficar liberada para comercializar a obra a ser publicada em qualquer parte do mundo.
Outras situações podem determinar o custo de licenciamento, por exemplo: o tamanho da reprodução de uma imagem (se em página dupla, página inteira etc.); o tipo de uso (se só editorial ou editorial e comercial) e a quantidade de reproduções. Cabe também ao gerente de licenciarnento a administração de direitos sobre textos e imagens publicados em títulos existentes no catálogo da editora para a qual trabalha, pois também os direitos autorais devem ser pagos a quem de direito em caso de uso em futuras publicações da editora, mesmo que a imagem ou o texto já tenham sido utilizados em outras publicações dela própria.

Ilustradores, Fotógrafos, Cartógrafos
Os especialistas responsáveis pela criação das imagens usadas nos livros geralmente trabalham como freelancers e são contratados para um determinado projeto. Eles podem receber um valor fixo pelo trabalho desenvolvido ou, em casos onde a publicação tenha uma predominância visual, existe a opção de um pagamento fixo mais pagamento de um percentual de direitos de reprodução, que oferece um potencial de ganhos adicional para o detentor dos direitos autorais. Em alguns livros, as imagens são os elementos mais importantes e seu criador é responsável pelo projeto visual,juntamente com o autor do texto, o editor e o designer, que nessa situação trabalham em sintonia. Muitos livros ilustrados para crianças são feitos da seguinte forma: o ilustrador fica responsável pela criação do personagem da história que foi desenvolvida pelo autor. Em algmnas situações o próprio designer pode criar as ilustrações necessárias ou fazer a direção de arte do trabalho de um fotógrafo contratado para esse fim.

Gerente de Direitos Autorais
O gerente de direitos autorais da editora é responsável pela administração dos contratos de cessão de direitos autorais com seus diversos detentores - autores, ilustradores, fotógrafos, entre outros. Ele também controla a forma pela qual o material de propriedade da editora é reproduzido em diferentes mercados, tais como edições internacionais. Geralmente tem experiência em administração ou direito e busca tanto proteger os direitos autorais da editora quanto maximizar o potencial de mercado para seu catálogo de livros. Esse profissional trabalha muito próximo ao editor e ao departamento de marketing para identificar coeditores que possam imprimir e distribuir livros em outros países ou em canais de distribuição especializados.

Gerente de Marketing
O gerente de marketing trabalha junto ao gerente de direitos autorais e é responsável por promover e vender direitos para outras editoras e os livros editados para os varejistas ao mesmo tempo em que supervisiona a distribuição. As atribuições do gerente de marketing incluem o desenvolvimento de estratégias adequadas para a colocação de séries específicas ou do catálogo de livros da editora no mercado. É também responsável pela instrução/orientação dos representantes de vendas e pela promoção das vendas nas diversas feiras especializadas. São nesses eventos que o editores se encontram, a fim de fecharem acordos para a venda de livros em mercados internacionais. A maior feira de livros do mundo acontece anualmente em Frankfurt, Alemanha, sempre no mês de outubro (www.buchmesse.de).

Gerente de Produção Editorial
O gerente de produção editorial atua junto ao designer supervisionando a produção dos livros, também é responsável por administrar a qualidade e os custos das obras em andamento. Para isso, ele precisa ter uma boa rede de fornecedores, a fim de estabelecer os custos de cada livro e organizar os cronogramas de produção e entrega.

Impressor
No Brasil geralmente quem imprime é uma gráfica especializada em impressão e acabamento de livros. No exterior é comum a especialização, ou seja, há empresas que só imprimem e outras que se dedicam apenas ao acabamento final. Após o término da produção editorial, na própria editora ou em um escritório de produção editorial contratado, ou ainda em um estúdio de design, o material é remetido para uma gráfica, em forma de arquivo digital para a gravação direta das matrizes de impressão (CTP) ou para dar saída de filmes, dando inicio à produção industrial do livro. No exterior é muito comum as editoras se utilizarem de gráficas situadas em outros países, principalmente as situadas na Asia, em virtude dos preços mais baixos.

Empresas de Acabamento Gráfico
Os profissionais de acabamento são responsáveis por quaisquer atividades do processo de produção após a impressão, incluindo colagem ou encadernação. Eles geralmente contam com equipamentos especializados para a execução de processos como picotagem, impressão em relevo, douração, corte e vinco e dobra. Há empresas especializadas em trabalhos artesanais que somente podem ser efetuados à mão.
Por exemplo, a maioria dos livros pop-up exige trabalho manual, uma vez que o vinco, a dobra e a colagem de elementos individuais nas páginas impressas é uma empreitada muito complexa e impossível de ser executada por máquinas.

Encadernadora
Empresa muito comum no exterior, pela característica do parque gráfico ao qual já nos referimos, é especializada no processo de encadernação, ou seja, acoplar o miolo do livro à capa brochura, flexível ou capa dura.
No exterior ela proporciona aos designers, gerentes de produção e aos outros profissionais gráficos urn conhecimento específico sobre as qualidades do papel, aconselhando-os sobre sua resistência ou técnicas de encarte mais adequadas, para livros de formatos especiais ou com grande volume de páginas. E comum nesse ambiente o encadernador fornecer às editoras um boneco (protótipo do livro com o mesmo número de páginas que terá a edição e no mesmo papel em que ela será impressa) como modelo, de preferência antes do término da produção editorial.
No Brasil esse tipo de atendimento é feito, via de regra, pelas gráficas especializadas em livro, embora comecem a surgir empresas especializadas em acabamento, desvinculadas da atividade de impressão.

Gerente de Distribuição
É o responsável pelo controle do estoque e pela reposicão de livros para os distribuidores e livrarias. Esse é um processo que apresenta muitos problemas logísticos, já que frequentemente se faz necessário encontrar o equilíbrio entre a necessidade de se transportar pequenas quantidades de livros para lugares distantes - o que é caro e ineficiente - e a opção de se fazer a distribuição em períodos concentrados, o que é mais econômico, mas pode levar a uma falta de livros nos pontos de venda.

Divulgadores
As grandes editoras empregam equipes de divulgadores para efetuar contatos com os distribuidores, grandes redes de livrarias e canais de distribuição especializados. As pequenas editoras frequentemente terceirizam esse trabalho. Um divulgador eficiente deve manter uma boa relação com os distribuidores, passando a conhecer seus hábitos de compra e gostos. Muitos trabalham por comissão e, portanto, seus rendimentos são diretamente proporcionais ao volume de vendas.

Varejista
O número de canais pelos quais os livros são vendidos se amplia continuamente. A quantidade de livreiros independentes, que possuem uma única livraria, diminuiu durante muitos anos pela impossibilidade de concorrer com os enormes descontos oferecidos pelas grandes redes de livrarias ou com as bancas de jornais, com estoques limitados a bestsellers. Atualmente, na medida em que o mercado de livros se fragmenta e as editoras desenvolvem catálogos específicos, os varejistas independentes, com interesses peculiares, conseguem obter títulos e formar estoques específicos para seu público.
O incremento de mercados especializados também apresentou oportunidades para o crescimento do marketing por mala direta. No exterior os clubes de livros oferecem a seus membros preços reduzidos caso estes concordem em comprar anualmente um determinado número de títulos disponíveis em catálogo. Os clubes especializados em livros voltados para o público infantil ou para temas como culinária, jardinagem, turismo, arte, história etc, vendem milhões de exemplares para leitores que nunca entraram em uma livraria. Estima-se que 20% de todo o mercado de livros norte-americano opera por meio dos clubes de livros. Outro mercado em expansão é a internet, onde a Amazon Books, especializada na venda on-line é o varejo mais bem-sucedido desse nicho. No Brasil também ternos alguns casos de sucesso.

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